Autora e professora de Língua Portuguesa e Espanhola, é formada em Letras pela USP. Especialista em Mídias Digitais e Design Instrucional, atualmente cursa mestrado profissional para professores de Português também na Universidade de São Paulo. Já atuou como professora e autora de material didático em diversos movimentos sociais, instituições públicas e particulares e atualmente é professora na rede pública da cidade de São Paulo, onde desenvolve sua pesquisa sobre a aplicação da Transmídia no ensino de Língua Portuguesa. Já publicou contos e poemas em diversas coletâneas. Também é fundadora e organizadora do Bloco Siriricando, de visibilidade lésBi, no carnaval de São Paulo.
Carolina Bonomi
Graduada em Ciências Sociais, mestra em Ciência Política e, atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais em ênfase nos Estudos de Gênero, pela Universidade Estadual de Campinas. As pesquisas se versam sobre trabalho, gênero, sexualidade e movimentos sociais. Feminista, atua em diversas organizações de trabalhadoras sexuais no Brasil.
Gisele Matos Chaves
Tenho 28 anos, sou cria do Capão Redondo (zona sul / SP) e formada em História pela FFLCH-USP (2018). Atualmente trabalho como autora e editora de materiais didáticos, sou professora da rede pública estadual de São Paulo e educadora do Cursinho Popular do Capão, movimento social de educação popular. Desenvolvo pesquisas independentes nas áreas de educação, história local e relações étnico-raciais. Sou de uma família de trabalhadores(as) dos serviços essenciais: meu pai é gari e minha mãe trabalha em casa, mas atuou como empregada doméstica na adolescência para garantir seus estudos. Fui a primeira da família a entrar na universidade e, hoje, tenho a possibilidade de apoiar meus pais na construção de um futuro mais ameno para nossa família e, também, de contribuir na luta por uma educação anticolonial e antirracista para jovens da quebrada.
Tati Nunes
Formada em Comunicação Social, com habilitação em Rádio e TV, pela Universidade Anhembi Morumbi, possui dez anos de experiência em produção na área cultural e de eventos, atuando em projetos que focam na diversidade, direitos humanos e cultura acessível a todos.
Vivian Fernandes
Jornalista e doutoranda em Ciências da Comunicação na ECA-USP. Trabalhou por mais de dez anos no jornal Brasil de Fato, nas áreas de rádio, impresso e online. Atualmente é assessora de Comunicação da rede global Assembleia Internacional dos Povos.
Ficha Técnica
Diretor Geral: Max Leonardo
Direção de Produção: Tati Nunes
Assistente de Produção: Mariana Mastrocola
Coordenação Administrativa: Camila Mangini
Direção esteroscópica e edição: Ronaldo Senciani
Ui Designer e Front-end: Alexandre Barros
Designer: Kelly Vaneli
Redação: Nathália Petrovich
Trilha Sonora: Tejo Damasceno
Produção de texto reflexivo:Barbara Falcão, Carolina Bonomi, Gisele Matos Chaves, Tati Nunes e Vivian Fernandes.
Personagens:Aldo de Souza Fernandes, Anderson Marinho, Carlos Humberto (Marambaia), Hélio Max Torres, Isabela de Lemos Buck, Janete Gonzaga de Oliveira, Jucineide Caja, Luciana Valeriano, Marcos Jeferson, Miguel da Silva Dias, Rodrigo Cabral, Sérgio Bispo, Sandro Rosas Duarte, Maria Terezinha, Yan Martins.
Agradecimentos
Fernando Junior Moita Cosme
Leonardo Dantas do Carmo
Marcio Miranda Perez
Moisés Camara Ribeiro
Spaces - Vila Madalena
Tereza Nunes Xavier
REFLEXÕES
Textos reflexivos que trazem questões importantes e questionadoras sobre profissionais essenciais durante a pandemia.